...Mis Divulgaciones...

domingo

:: Origem do Mundo - Gustave Courbet...


Origem do Mundo - Gustave Courbet

Estávamos em 1866 e Courbet era já um pintor conhecido em França pela sua destreza técnica mas sobretudo pela sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade e moral burguesas, que não perdia ocasião de afrontar. Courbet era um socialista convicto, arrogante e autoconfiante, é preciso dizer. No entanto talvez isso não baste para justificar a obra que realizou nesse ano e que havia de o celebrizar mais do que todas as outras. Ao representar frontalmente as coxas e o sexo de uma mulher, A Origem do Mundo abalou profundamente o meio artístico da época. E não só.
A tela tem um percurso atribulado. Reza a História que um diplomata turco, de nome Khalil-Bey, de passagem por Paris encomendou a Courbet para a sua colecção um quadro, que viria a ser este. Khalil-Bey era um coleccionador de arte erótica e tinha já adquirido ao artista uma pintura denominada O Sono ou Adormecidas, representando duas mulheres nuas deitadas sobre a cama em poses sensuais. Possuía também o famoso O Banho Turco, de Ingres, entre outras obras.
Pouco tempo depois Khalil-Bey viu-se obrigado a vender diversas peças da sua colecção para pagar dívidas de jogo. Escondida debaixo de uma outra tela de aspecto mais pacífico, A Origem do Mundo foi então comprada por um antiquário, passando de mão em mão até ao seu último dono, o célebre psicanalista francês Jacques Lacan. Após a sua morte, a família doou-o ao Museu d'Orsay, onde se encontra presentemente.
O quadro é profundamente perturbador ou mesmo chocante. O incómodo sentido pelo observador ao olhar de modo tão directo para o sexo que ali se exibe ostensivamente é enorme. Há uma espécie de pudor, de vergonha quase instintiva que se revela em nós ao observá-lo. Mais do que violentar a intimidade do objecto retratado, o artista violenta o público. De resto, Courbet adorava fazê-lo embora nunca tivesse ousado ir tão longe. Porque se atreveu desta vez?
À época, na Academia, os estudantes exercitavam-se desenhando as estátuas clássicas de corpo idealizado. Essas estátuas, Apolos e Afrodites, não eram de modo algum assexuadas mas a representação do sexo era estereotipada, camuflada ou deturpada. Os homens frequentemente tinham uma parra a tapar os órgãos genitais enquanto que nas mulheres nada se via para além da continuidade da pele lisa da barriga. Courbet detestava os académicos e as suas fórmulas - ele que dizia que só podia pintar aquilo que via.
Esta tela surge assim como um manifesto contra o academismo mas também contra a falsidade vigente na Arte e na Sociedade oitocentista. Representa a libertação definitiva do artista de todos os estereótipos! Significativo é o facto da polémica se ficar a dever ao tema e à forma como foi abordado e não às qualidades pictóricas do quadro - se estava bem pintado ou não. A Origem do Mundo foi uma obra inspirada, visionária talvez, um acto estético da maior importância e uma obra de arte de primeira grandeza. A Pintura Moderna talvez tenha começado aqui, com origem no sexo de uma mulher.
Porque há tantos nus na Arte?
A arte explicada aos Geeks

:: O Macabro e Grotesco das Esculturas de Kris Kuksi...


As esculturas têm inequivocamente o mérito de reflectir a visão complexa que o seu autor tem do Mundo, o verdadeiro Inferno na Terra nas suas palavras. Os títulos remetem para uma terminologia bíblica - Torre de Babel, Pecado original, Trono de Lúcifer, etc. - e procuram passar uma mensagem mística e até moralista. Goste-se ou não, vale a pena olhar mais demoradamente.
Podem ver mais trabalhos deste artista na sua
página pessoal ou consultar o seu perfil no MySpace.
Ron Mueck - escultura hiperrealista monumental
os mundos de fantasia de Jacek Yerka
Porque há tantos nus na Arte?
Jeremy Meyer - esculturas com máquinas de escrever
Peter Callesen - escultura em papel
Escultura e matemática
Esculturas de Pierre Matter
Forevertron: escultura fantástica, máquina de sonhar

:: AS 10 Obras de Pintura mais caras...
























































As 10 pinturas mais caras de sempre
O mundo da pintura está recheado de verdadeiros apaixonados que são capazes de gastar fortunas por uma pintura desde ou daquele artista. Das obras que alcançaram os maiores preços de sempre, estão obviamente pinturas de mestres como
Klimt, Picasso, Cézanne, Van Gogh, Renoir e outros. Conheça as 10 obras mais caras até à data.
Retrato de Adele Bloch-Bauer, por Gustav Klimt (US $135.000.000)

Rapaz com um cachimbo, por Pablo Picasso (US $104.100.000)

Dora Maar com o gato, por Pablo Picasso (US $95.200.000)

Retrato do Dr. Gachet, por Vincent van Gogh (US $82.500.000)

Bal Au Moulin de la Galette, por Pierre-Auguste Renoir (US $78.000.000)

Massacre dos Inocentes, por Peter Paul Rubens (US $76.700.000)

Auto-Retrato, por Vincent van Gogh (US $71.500.000)

Rideau, Cruchon et Compotier, por Paul Cézanne (US $60.500.000)

Femme aux Bras Croisé, por Pablo Picasso (US $55.000.000)

Lírios, por Vincent Van Gogh (US $53.900.000)

artigos relacionados
Loucura
Moleskine #1
Vincent Van Gogh
"Paranoid Park" - Gus Van Sant
van "the man" morrison, o trovador irlandês
Edward Quinn - Picasso, fotografias de 1951 a 1972
Os fotógrafos de Picasso
Na arte como na vida

:: Ron Mueck...





























A nossa primeira reacção perante uma obra de Ron Mueck é de espanto. A nossa admiração surge quase instintivamente ao examinarmos os pormenores dos corpos humanos que invariavelmente são o tema das suas esculturas. Será o autor um artista ou apenas um excelente artesão - um técnico? É o próprio quem se coloca à margem desta polémica: "Jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente a única coisa que sei fazer."
Na verdade Mueck é um criador de marionetas. Natural da Austrália, instalou-se em Londres em 1983 para trabalhar com Jim Henson, o famoso criador da Rua Sésamo e d'Os Marretas. A experiência que adquiriu fez com que se aventurasse no mundo da publicidade como fabricante de manequins. A partir daqui a sua história é semelhante a um conto de fadas... Em 1996 a pintora portuguesa Paula Rego, há muito radicada em Londres, conheceu Mueck e encomendou-lhe um manequim de Pinóquio para um dos seus trabalhos. O modelo que executou era de tal modo expressivo que a pintora o guardou para si no seu atelier onde, algum tempo mais tarde, foi descoberto pelo coleccionador de arte Charles Saatchi. O marionetista viu-se assim retirado do mundo da publicidade e lançado inesperadamente para o meio artístico.
A sua entrada na cena artística foi um verdadeiro escândalo! Uma das primeiras obras que apresentou foi uma escultura do seu pai, recentemente falecido, todo nu. Plena de realismo, a escultura tinha outra característica ainda mais chocante: não media mais do que 1 metro de comprimento. Que ideia macabra era aquela? Longe de ser escandalosa, tratou-se de um sentido acto de amor.
Esta é uma das enormes virtudes das obras de Ron Mueck: a fragilidade dos seres humanos apresentada de um modo cru, não seres humanos perfeitos mas precisamente o contrário. É essa qualidade que as torna insuportavelmente reais mas também profundamente emotivas, tocantes até, a que a escala monumental ou diminuta das figuras acrescenta uma estranheza inquietante. Simultaneamente reais e falsas, encarnam afinal a dualidade do ser humano, também portador, tal como Pinóquio, da verdade e da mentira.
Peter Callesen - escultura em papel
Esculturas de papel e luz de Kirsten Hassenfeld
Esculturas com pastilha elástica
uma árvore musical
A Origem do Mundo - Gustave Courbet
Porque há tantos nus na Arte?
Jeremy Meyer - esculturas com máquinas de escrever
O macabro e o grotesco nas esculturas de Kris Kuksi

jueves

:: Escultura John de Andrea...


Escultura hiperrealista artnet.com

::

:: Valencia


Stands Off
A principios de semana os recordábamos la polémica surgida meses atrás como consecuencia de la exclusión de un significativo número de galerías nacionales de la presente edición de ARCO. Visitamos en Valencia a dos de las afectadas y recorrimos "Stands Off’08", la muestra conjunta que han organizado con la finalidad de promocionar en una fecha tan señalada el trabajo de los artistas con los que habitualmente trabajan y con muchos de los cuales han asistido en ediciones anteriores a la feria. Os lo mostramos en este vídeo. Más información

Refinado y comercial
Sobre ARCO, su tendencia actual y la situación del coleccionismo en España también ha opinado nuestro colaborador Francisco Calvo Serraller, cuyo comentario te ofrecemos en este vídeo. En él, el crítico analiza la función de una cita comercial de estas características y resume algunos de los principales problemas a los que la feria tiene que hacer frente, manifestando su preocupación por un modelo que, en su opinión, no es el más favorable para la buena marcha del incipiente mercado del arte en nuestro país. Más información

:: ARCO


Asómate y descubre
ARCO es una de nuestras citas más destacadas con el arte, ante la que nunca nadie queda indiferente. Hoy hemos encontrado allí opiniones para todos los gustos, también con respecto a los nuevos pabellones que este año acogen la feria, y, cómo no, buenas muestras de calidad repartidas por las más de 290 galerías que participan. Brasil se viste sus mejores galas y enseña al mundo su potencial creador, aprovechando un momento en el que la organización dedica especial atención a las propuestas latino americanas.

domingo

sábado

:: La Nación a sus Héroes



INC Y EL EJERCITO PERUANO CENSURAN EXPOSICIÓN

jueves


El lenguaje del color
Algunos de los más impresionantes lienzos que pintara Mark Rothko a lo largo de su carrera pueden contemplarse juntos en la retrospectiva que desde hace algunos meses está recorriendo diferentes ciudades de Europa y que acaba de recalar en la Hypo Kunsthalle de Múnich. Descubre en esta galería de imágenes la evolución de su pintura; repasa con nosotros su trayectoria y disfruta con la magia de sus campos de color.
Más información

lunes

:: Videla - Cabeza


Cambiamos de escenario
Del 13 al 18 de febrero se celebra en Madrid la Feria Internacional de Arte Contemporáneo ARCO, que este año cuenta con Brasil como país invitado. Durante esos días masdearte se trasladará hasta allí para contarte y enseñarte en vivo y en directo lo más destacado de este evento, uno de los más esperados por la comunidad artística de nuestro país. Podrás encontrarnos en la sección dedicada a publicaciones digitales, en la planta superior del pabellón 14 de IFEMA.Te esperamos.

viernes

:: Pablo Atchugarry

Tate Liverpool Albert Dock, Liverpool, L3 4BB, UK+ 44 (0) 151 702 7400http://www.tate.org.uk/liverpool

miércoles


La prima fiera d'arte contemporanea a Roma

ROMA - THE ROAD TO CONTEMPORARY ART
dal 28 febbraio fino al 2 marzo 2008 palazzo ferrajoli, palazzo rospigliosi, complesso monumentale di santo spirito in sassia, tempio di adriano, palazzo wedekind, terme di diocleziano romaLa prima edizione di ROMA - The Road to Contemporary Art si svolgerà Roma dal 28 Febbraio al 2 Marzo 2008, unica nel panorama internazionale poiché sarà allestita all'interno di prestigiosi palazzi storici della capitale.ROMA -The Road to Contemporary Art potrà avvantaggiarsi di una forza di attrazione unica per gli espositori ed i visitatori partendo da quella che è il suo elemento distintivo: la straordinaria bellezza e ricchezza delle vestigia di Roma, dei suoi monumenti, dei suoi palazzi.Una mostra mercato a Roma, e tanto più una mostra dedicata al contemporaneo che non voglia essere la "solita" fiera, non può prescindere dalla presenza delle testimonianze storiche e architettoniche dell'antichità. La manifestazione diventa parte della città, entra fisicamente nella città, non limitandosi ad un unico luogo, ma vive e fa vivere più sedi collegate da un legame ideale e fisico. La manifestazione prevede l'utilizzo di alcuni spazi ed edifici di grande tradizione, decisamente inusuali per una mostra mercato, ubicati in modo da consentire la creazione di un inedito ed affascinante percorso alla scoperta dell'arte contemporanea nella cornice della città "classica" per eccellenza: dalle sale e chiostri del Complesso Monumentale di Santo Spirito in Sassia ai saloni di Palazzo Ferrajoli e del Palazzo Wedekind, alle sale affrescate di Palazzo Rospigliosi, sino al suggestivo spazio del Tempio di Adriano.MOSTRA ALLE TERME DI DIOCLEZIANOA questi luoghi si aggiunge un'iniziativa veramente unica. Negli ambienti del complesso delle Terme di Diocleziano sarà allestita la mostra dal titolo Cose mai viste realizzata con opere provenienti dalle collezioni private delle gallerie che partecipano alla manifestazione, secondo un percorso rigoroso curato da Achille Bonito Oliva.MOSTRA A PALAZZO ROSPIGLIOSINegli splendidi saloni affrescati di Palazzo Rospigliosi, di fronte al Quirinale verrà ospitata una mostra dal titolo Incipit realizzata con opere di collezionisti privati romani, coordinata e curata da Ludovico Pratesi e promossa congiuntamente dall'Associazione Roma Contemporary e dall'Associazione Giovani Collezionisti.Per rendere più agevole il raggiungimento delle diverse sedi la fiera organizzerà un servizio continuativo di shuttle a disposizione del pubblico e degli ospiti.LE GALLERIEOltre cinquanta gallerie italiane ed internazionali alcune già ampiamente affermate, altre invece nuove ed emergenti. 1/9 Unosunove arte contemporanea, Roma / Galeria Luis Adelantado, Valencia, Miami / Galleria Andrè, Roma / Galleria Alfonso Artiaco, Napoli / Artra, Milano / Galleria Astuni, Pietrasanta (LU) / Blindarte contemporanea, Napoli / Galleria Alessandra Bonomo, Roma / Associazione Culturale Valentinabonomoartecontemporanea, Roma / Brancolini Grimaldi Arte Contemporanea, Roma / Galleria Cà di Frà, Milano / Campaiola Studio d'arte, Roma / Galleria Cardi, Milano / Galleria Continua, San Gimignano (SI) / Galleria Raffaella Cortese, Milano / Guido Costa Projects, Torino / Galleria Massimo De Carlo, Milano / Galleria Emi Fontana, Milano / Gagliardi Art System / gallery, Torino / Claudia Gian Ferrari Studio di Consulenza per il 900 italiano, Milano / Karsten Greve, Colonia, St. Moritz, Parigi / Ghislaine Hussenot, Parigi / Magazzino d'Arte, Roma / Galleria Cesare Manzo, Roma / Giò Marconi, Milano / Galleria Massimo Minini, Brescia / Galleria Valentina Moncada, Roma / Galleria Pio Monti, Roma / Carreras Mugica, Bilbao / Neuhoff Edelman Gallery, New York / Galleria dell'Oca, Roma / Lorcan O'Neill Roma, Roma / Oredaria Arti Contemporanee, Roma / Galleria Pack, Milano / Palma Dotze, Vilafranca Del Penedès / Galeria Pepe Cobo, Madrid /Galleria Photology, Milano / Poggiali e Forconi, Firenze / Il Polittico, Roma / Galleria Il Ponte Contemporanea, Roma / Robilant+Voena, Londra, Milano / Galleria Sonia Rosso, Torino / Lia Rumma, Napoli, Milano / Galleria S.A.L.E.S., Roma /Sperone Westwater Gallery, New York / Studio La Città, Verona / Galerie Micheline Szwajcer, Antwerpen / Ermanno Tedeschi Gallery, Roma, Torino / Caterina Tognon Arte Contemporanea, Roma, Venezia / Torlano Galleries, Melbourne / Tucci Russo Studio per l'Arte, Torre Pellice (TO) /Contemporanea, Torino /V.M.21 Artecontemporanea, Roma / Vistamare, Pescara.(lista aggiornata al 19/01/08)ATTIVITA' COLLATERALIFreaky FridayIn occasione della prima edizione di ROMA - The Road to Contemporary Art, venerdì 29 febbraio le gallerie d'arte contemporanea della città resteranno aperte dalle 21.30 alle 24.00 per dare a collezionisti, appassionati d'arte, operatori professionali l'opportunità per conoscere più a fondo l'ampia offerta artistica del territorio. All'iniziativa hanno aderito oltre sessanta gallerie della città, istituti ed accademie straniere che daranno origine ad una sorta di notte bianca dell'arte contemporanea.

MAXImin. Tendencias de máxima minimización en el arte contemporáneo, nueva exposición en Madrid 8 febrero - 25 mayo 2008Titulada con una expresión que tiene su origen en las modernas teorías de la elección racional y de juegos, esta muestra ofrece más de 100 obras de 82 artistas: una historia metódicamente concentrada de las tendencias minimalistas del arte del último siglo. Es un proyecto conjunto del Departamento de Arte de la Daimler AG (Stuttgart) y la Fundación Juan March. Catálogo-guía en dos ediciones, española e inglesa. Más información


Museu d'Art Espanyol Contemporani (Palma)

ANDREAS FEININGER 1906-1999 es la primera retrospectiva que se ofrece en España de una de las figuras más destacadas en la historia de la fotografía del siglo XX. Presenta 71 obras del fotógrafo norteamericano.16 enero - 3 mayo 2008 Más información

Acerca de mí

Artista Plástico - Escultor e Pintor. Nacionalidade Argentino. TRABALHADOR DE ARTE.

myspace layouts

myspace layouts